segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O desabafo



Eu já joguei muitas dores em cadernos, pedaços de papel aqui e acolá. Já contei a Deus minhas decepções e confessei meus erros, mesmo os que mais me doeram confessar. Falei dos meus medos e os segredos mais escondidos do meu coração. Descrevi minhas esperanças e meus sonhos mais bobos, os mais infantis e os mais inocentes. Também os mais lindos e que provavelmente nunca se realizarão, mas como me fizeram viver!!!

Já tive vontade de falar com pessoas que se fizeram de surdas e chorei todas as lágrimas do mundo, as que me foram reservadas para aliviar minha alma. Já distribuí minha felicidade com todo mundo em alguns segundos porque ela já não mais cabia em mim.

E, abrindo o peito, me sentia mais leve, como se as pedrinhas que me incomodavam ficassem menos pesadas ou me fizessem vê-las com um olhar novo.

Tudo o que o coração guarda, ele guarda pra sempre. Não estou falando de grandes amores ou grandes paixões, que marcam para sempre, mesmo quando passam. Estou falando é dessas coisinhas que ele vai acumulando no dia-a-dia, que uma só não faz nada, mas que o acúmulo pode fazer grandes estragos.

Não sei se as pessoas têm idéia do quanto necessário e importante é deixar falar o coração. Quando não falamos, as coisas ficam trabalhando na nossa cabeça e com uma insistência perturbadora. Uma mágoa, uma idéia, uma decepção e até uma felicidade precisam ser postas para fora. Emoções precisam ser liberadas, precisam estar de fora para que guardemos nossa objetividade.

Guardar sentimentos sem expô-los, de alguma forma, nos torna doentes.

Mas abrir o coração não é coisa fácil. Requer maturidade e coragem. Maturidade porque administrar sentimentos é dolorido e coragem porque é preciso ter honestidade consigo mesmo nos erros e nas quedas sem buscar justificativas e sem cair na armadilha da auto-condenação.

Um dos segredos que descobri da vida é que além dos amigos e diários, Deus é o que possui os ombros mais largos quando precisamos desabafar. Muitos ainda não descobriram isso...

Letícia Thompson

3 comentários:

  1. e no fim, Deus sempre é o que nos é o maior suporte não? força flor! e não deixes de escrever!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    Tem tanta gente que passa a vida inteira sufocando tudo que sente que um dia não aguenta e desaba!

    =)
    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Querida Nara,

    texto rico em reflexões numa linguagem fluida e bonita... Agradeço o carinho de sempre. Bj na alma.

    ResponderExcluir